Megaesôfago: o que é e sintomas

O que é

O megaesôfago é a dilatação do esôfago decorrente da acalasia e do não funcionamento desse músculo na parte terminal do esôfago, na entrada do estômago.

Essa dilatação faz com que haja um represamento do alimento e da saliva, pois nós fornecemos muita saliva todos os dias e engolimos sem perceber, podendo chegar até um litro de saliva por dia.

Esse líquido e os alimentos podem ficar estagnados, fazendo o represamento e gerando dilatação no esôfago, que é chamado de megaesôfago em função desse alargamento.

 

Causas

Isso é muito associado à doença de chagas, uma doença que era muito comum no Brasil e felizmente essa doença está sendo erradicada, a incidência caiu muito, mas ainda existem pessoas que sofrem de megaesôfago chagásico.

Também existem causas congênitas e outras doenças, como a esclerodermia que pode dar acalasia.

 

Sintomas

Então, isso gera dificuldade para engolir e os doentes muitas vezes precisam tomar água para aumentar a coluna líquida, aumentar o peso e vencer essa resistência da válvula.

Isso é progressivo, os pacientes não conseguem se alimentar ou ficam com medo de comer e acabam perdendo peso. Muitas vezes pode ter pneumonia aspirativa associada.

 

Exame

Quando tiver essa dificuldade e sentir o alimento passando, deve-se fazer uma endoscopia para saber se realmente é um mau funcionamento desse músculo e que o megaesôfago é uma consequência.

Veja também: Esofagectomia: o que é e casos indicados.

Resumindo, a exploração inicial é por endoscopia e depois um bom especialista perceberá que precisa de um tratamento especializado.

Clique no sino do canto inferior direito para receber notificações!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof. Dr. Luiz Carneiro

Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

TIRE SUAS DÚVIDAS

Share This
Agende pelo Whatsapp