DOENÇAS

Veja abaixo as principais doenças relacionadas ao fígado e pâncreas.

DOENÇAS DO FÍGADO

ADENOMA HEPÁTICO

É um tipo de tumor benigno que acomete o fígado. No caso de mais de 10 de adenomas hepáticos no organismo, o problema é chamado de adenomatose.

CIRROSE

Essa doença crônica é mais comum em homens com mais de 45 anos de idade, no entanto, pode atingir também as mulheres.

DOENÇA DE WILSON

É uma doença rara e neurológica familiar e letal, acompanhada de doença hepática crônica que leva à cirrose. Ela impede o metabolismo do cobre no corpo humano.

COLANGITE ESCLEROSANTE

A colangite esclerosante primária (CEP) é uma doença crônica e rara que lentamente prejudica os canais biliares. Podendo levar ao transplante de fígado.

ESQUISTOSSOMOSE

Popularmente conhecida como barriga d’água ou doença do caramujo, é uma infecção causada por parasitas do gênero Schistosoma mansoni.

ESTEATOSE HEPÁTICA

Esteatose hepática é o acúmulo de gordura nas células do fígado chamada também de doença gordurosa do fígado. Pode provocar uma inflamação.

HEPATITE A

Trata-se de uma infecção provocada pelo vírus da hepatite A (VHA) que entra no organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se.

HEPATITE B

Esta doença é causada pelo vírus da hepatite B, também chamado de VHB. Quando entra no nosso organismo, o vírus ataca os hepatócitos

HEPATITE C

É uma doença viral, que pode causar a inflamação do fígado. Muitas vezes, não há sintomas e o paciente não percebe o problema.

HEPATITE D

A hepatite D, ou Delta, é uma forma de hepatite viral causada pelo vírus HDV que sempre se manifesta na presença de outro tipo de hepatite.

HEPATITE E

Hepatite E é uma forma de hepatite viral que afeta populações de países em desenvolvimento devido à baixa infraestrutura com falta de saneamento básico.

HEPATITE AUTOIMUNE

Hepatite autoimune é uma doença esporádica onde o sistema de defesa do organismo ataca as células do próprio fígado, levando à sua inflamação.

HEPATITE FULMINANTE

É considerado o caso mais grave dentre as doenças que atingem o fígado, pois é capaz de levar à morte dos pacientes rapidamente.

METÁSTASE NO FÍGADO

Ela ocorre quando um câncer, originário de outros lugares do corpo, atinge o fígado. É diferente de um câncer que começa no órgão.

DOENÇAS DO PÂNCREAS

ADENOCARCINOMA DO PÂNCREAS

É um tipo do câncer de pâncreas que, geralmente, origina-se nos ductos pancreáticos. O principal fator de risco é o tabagismo.

CÂNCER DE PÂNCREAS

Não menospreze sintomas como perda rápida de peso, fortes dores no estômago e mudanças dos hábitos intestinais. Pode ser sinal de Câncer no pâncreas.

DIABETES TIPO 1 E TIPO 2

Diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas já não é capaz de fazer insulina, ou quando o corpo não pode fazer bom uso da insulina que produz.

INSUFICIÊNCIA PANCREÁTICA

Insuficiência pancreática provoca má digestão e deficiência na absorção dos nutrientes. O pâncreas produz enzimas digestivas e hormônios.

PANCREATITE AGUDA

Esta doença é caracterizada pela inflamação do pâncreas. Ela pode ser identificada de duas formas: aguda ou crônica. A principal causa é o abuso do álcool.

PANCREATITE CRÔNICA

Esta doença é caracterizada pela inflamação do pâncreas. Pode ser aguda ou crônica. O uso abusivo de álcool é diretamente ligado à maioria dos casos.

TUMORES CÍSTICOS DO PÂNCREAS

Essas lesões podem ser de natureza benigna ou maligna, sendo que cerca de 80% dos casos correspondem a pseudocistos.

TUMORES NEUROENDÓCRINOS

Nome de cânceres incomuns, que, na maioria dos casos, tem crescimento lento, desenvolvendo-se por meio das células do sistema endócrino.

Share This